Na virada do século XVI, o rei Manuel I encomendou aos maiores artesãos de Portugal a construção de edifícios grandiosos. Depois de completar os Palácios de Évora e Sintra, o rei procurou construir um pavilhão de verão para homenagear os membros mais famosos da família real. Esta construção foi projetada para os artesãos mais talentosos - cujas habilidades atendem ao esplendor que a família real merece. Infelizmente, o rei Manuel I morreu antes de começar a construção.
Em Azul: Pavilhão de Verão, os jogadores retornam a Portugal para realizar a tarefa que nunca começou. Como um mestre artesão, você deve usar os melhores materiais para criar o pavilhão de verão, evitando cuidadosamente desperdiçar suprimentos. Somente os melhores enfrentarão o desafio de homenagear a família real portuguesa.
Azul: Pavilhão de Verão dura seis rodadas e, em cada rodada, os jogadores tiram ladrilhos e os colocam em seu tabuleiro individual para marcar pontos. Cada uma das seis cores dos azulejos é coringa durante uma das rodadas.